O que é Fitoterapia?

Por: Livraria Florence

A prática é bastante antiga e não se sabe ao certo quando teve início. Vinculada às práticas culturais e locais, a fitoterapia se baseia no uso de plantas na cura de doenças e enfermidades. A produção dos medicamentos é feita através de extratos vegetais, sem isolamento dos princípios ativos. Chamados de fitocomplexos, a extração utiliza todas as substâncias encontradas na planta. Os produtos podem resultar em pomadas, chás, inalantes, comprimidos ou farelos, que auxiliam na aquisição de mais qualidade de vida e bem-estar, associados ou não aos tratamentos alopáticos.

fitoterapia

PARA QUE SERVE A FITOTERAPIA?

Fitoterapia é considerada uma especialidade médica, que é tratada na área da medicina alopática, ao contrário da homeopatia e da acupuntura, que são terapias alternativas. Porém, hoje já é vista não só como alternativa, mas sim uma ferramenta que serve como complemento para a promoção da saúde.

A fitoterapia já faz parte da nossa realidade e cada vez mais fará, pois já é uma técnica comprovada cientificamente e muito indicada entre os médicos como um complemento a alguns tratamentos.

 

PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NA FITOTERAPIA

As plantas medicinais utilizadas através da fitoterapia constam do uso de suas flores, sementes, cascas, diluições e extrato.

A camomila, por exemplo, é utilizada em forma de chá e serve para acalmar, melhorar as funções intestinais, e aliviar as dores de cabeça.

O Ginseng, por outro lado, favorece e estimula a energia corporal, combate o estresse e é tido como um potente afrodisíaco.

Para cada problema de saúde há um tipo de planta medicinal que pode ser usada como forma de prevenção ou tratamento, mas há benefícios estéticos que também podem ser favorecidos pela fitoterapia como, chá de alfavaca, ou, chá alecrim, para a calvície, e chá verde para perder barriga.

CONTRAINDICAÇÕES DA FITOTERAPIA

Apesar das plantas poderem ser usadas de forma natural e caseira pela fitoterapia, algumas delas possuem elementos que podem fazer mal à saúde de determinadas pessoas como, mulheres grávidas, hipertensos, ou pessoas propensas a desenvolver processos alérgicos. Por isso, convém sempre consultar um médico em caso de dúvidas.

Os chás também podem causar irritação no estômago se tomados regularmente, sem uma indicação adequada, ou, por mais de 3 vezes ao dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *